domingo, 20 de julho de 2014

Levantar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!!!

Definitivamente tenho andado mais madrugadora! Primeiro, porque ter um bebé a isso obrigada. É o nosso despertador natural.

Muitas têm sido as vezes que acordo pelas 6:30, 7:00 a pensar que é tardíssimo e depois constato que tenho uma manhã pela frente :) É uma sensação óptima.

Levantar cedo faz com que se aproveite melhor o tempo, gerindo assim melhor o dia. Além disso, ainda encontrando-me de licença de maternidade (ai que só falta um mês e meio... :/   ), tenho que mudar alguns hábitos para depois conseguir gerir melhor a rotina, que será certamente de trabalho acrescido.

Imagem retirada do site": http://actualmundo.com/37/"


Porquê "madrugar":

- Iniciar o dia com mais calma e diminuir assim o stress;

- Tomar um pequeno-almoço mais completo e nutritivo, vendo as notícias na tv ou consultando na internet, já nem, falando no tempo de ir comprar o jornal (pena que está em desuso);

- Deixar a casa em ordem (eu sinto cá um bem-estar quando deixo a caminha feita e o lava-loiças a brilhar);

- Melhorar o visual: maquilhar com mais tempo, escolher os acessórios, mala, sapatos certos;

- Chegar 5 / 10 m mais cedo ao trabalho. Permite-nos beber o cafezinho sem sobressaltos. Isto reflecte-se na nossa imagem profissional;

- Conseguir tratar de algum assunto antes de chegar ao trabalho;

- Existem muitas mais, mas estas já são bastante convincentes ;)

Passos fundamentais para conseguir "madrugar":

- Dormir mais cedo. De nada serve querermos levantar todos os dias às 6:00, se vamos para a cama às 02:00. O corpo assim não reage bem e vamos passar o dia com sono. Eu nem sequer consigo...Ia desligar o despertador e acordar mais tarde e fazer tudo à pressa.

- Estar motivado. Falar com outras pessoas que o fazem, integrando-se numa espécie de "grupo de apoio". Sugiro este : https://www.facebook.com/groups/bomdiamanhas/?fref=ts

- Programar o dia seguinte: Se não tivermos objectivos delineados, para quê levantar cedo. Mesmo que não trabalhe (infelizmente são cada vez mais os casos), devem ser estabelecidos objectivos que incentivem a madrugar. Se estou desempregado, pode iniciar uma rotina de exercícios matinais para ficar em forma, tendo o resto do dia para procura de emprego, trabalho doméstico, passeio. Se estou em casa por opção, por ter filhos pequenos, é óptimo conseguir ter um tempo de qualidade com os mesmos logo pela manhã, caso já frequentem a creche / escola. Caso fiquem connosco em casa, levantar cedo permite-nos fazer tarefas que não seria fácil fazer quando eles estão acordados.



Sem comentários:

Enviar um comentário